Luxuosos retiros espirituais atraem turistas à Nova Zelândia


Muitos turistas estão incluindo opções voltadas ao bem-estar para suas férias ao redor do mundo. E que lugar seria melhor para passar um tempo que as praias douradas, os parques nacionais e as cidades rodeadas por montanhas da Nova Zelândia? No país da Oceania, os luxuosos retiros espiriturais garantirão que você volte das férias sentindo-se uma pessoa nova – e talvez eles até sirvam como aquele empurrãozinho que faltava para viver uma vida saudável e fitness. Além de serviços de spa e massagens, esses locais também incluem atividades corporais como ioga e pilates. E também começam a se concentrar no cérebro, principalmente por meio de meditação, para garantir que o visitante esteja completamente ligado àquele momento. 



Seja para recarregar as baterias, criar hábitos saudáveis ou fazer mudanças de vida, a Nova Zelândia oferece diversas opções:

- Retiro Split Apple Retreat, Nelson

Funcionando também como uma pousada de luxo, esse retiro localizado no Parque Nacional Abel Tasman, perto de Nelson, fica de frente para duas praias paradisíacas. Os pacotes de serviços vão de três a sete noites e incluem uma consulta médica, caminhadas pela natureza, aulas de culinária, pilates, massagens relaxantes e meditações, além de programas personalizados. A co-proprietária e chef Pen Lee e seu marido, o médico Lee Nelson, cuidam pessoalmente de todos os detalhes da cozinha, onde são preparados pratos saudáveis e saborosos. O difícil vai ser sair da piscina infinita que mergulha em direção ao horizonte.

- Retiro Aro Hā Wellness Retreat, Queenstown

Se existe algum lugar capaz de inspirar o bem-estar das pessoas, esse lugar é o retiro Aro Hā. Esse local premiadíssimo em Glenorchy, perto de Queenstown, oferece "aventuras de bem-estar" que não separam o corpo e a mente. O estabelecimento realiza dois ou três retiros em grupo a cada mês, exceto em junho. 


Com duração média de cinco, seis ou sete dias, esses programas envolvem trilhas, ioga, aulas de fortalecimento corporal, refeições à base de plantas, tratamentos terapêuticos no spa, massagens e meditação consciente. Os fundadores Chris Madison e Damian Chaparro acreditam que retomar essa conexão com a natureza e viver o momento atual pode criar uma mudança capaz de transformar a nossa vida. A maioria dos hóspedes– incluindo casais em lua-de-mel – vem ao local de avião apenas para se hospedar no retiro em cabanas ecológicas com vistas para o lago e para as montanhas. 

- Retiro Shunyata Retreat and Day Spa, Christchurch

Com vista para a Diamond Harbour, uma baía isolada próxima de Christchurch, o objetivo do Shunyata (que significa "abertura") é ajudar o seu hóspede a se livrar de padrões nocivos de comportamento para alcançar mudanças definitivas. A simpática proprietária Paru Clarke, que fala francês e espanhol com fluência, já aprendeu praticamente todas as atividades de bemestar existentes, e trabalha de forma individualizada.
                                         

Embora ela possa personalizar os retiros, os pacotes fixos são os mais populares. Há opções mais curtas de três noites a experiências de purificação, desintoxicação e perda de peso que duram de cinco a sete dias. Imaginem ioga, meditação, aconselhamento, refeições sem açúcar e sessões de atividade física. Mas talvez você prefira um pacote cheio de mimos ou uma programação romântica para casais, que sempre cai bem.

- Retiro Tikapa Moana Eco Spa Retreat, Coromandel

O estabelecimento ao estilo de vida orgânico de Marilyn e Bill Brownell também funciona como um retiro. Aqui você pode garantir de um descanso merecido a uma mudança de vida. É só decidir quanto tempo você gostaria de ficar e conversar com Marilyn sobre quais são os tratamentos da sua preferência. As técnicas de massagem – inspiradas no "lomilomi", uma massagem havaiana –, reflexologia e acupressão usadas por ela são a pedida certa para destravar os músculos mais tensos. 



Com o tratamento Watsu, uma terapia aquática que combina massagem, shiatsu e mobilização das articulações, Marilyn dobra, alonga e torce o corpo dos visitantes em movimentos que parecem criar uma coreografia na piscina movida a energia solar. Ponha todas as toxinas para fora na sauna com raios infravermelhos distantes, aproveite o spa, devore um punhado de frutas e desfrute da sensação de um relaxamento

- Soul Journeys, Queenstown

No mais novo retiro de Queenstown, o que mais importa é a alma – embora o corpo não seja deixado de lado. As instrutoras de ioga e especialistas em bem-estar holístico Amanda Woolridge e Sandi Murphy gerenciam o que chamam de "verdadeiros mimos" no Centro de Bem-Estar Nadi, que fica na região central da cidade (eles não oferecem acomodação, mas têm algumas recomendações). Passe dois dias de saúde no fim de semana ou escolha os retiros de cinco dias ("Desperte-me", "Inspire-me" ou "Desintoxicação de ioga"), que são oferecidos todos os meses em grupos de seis a doze pessoas. As terapias e atividades incluem ioga, meditação, massagens, trilhas, shiatsu, coaching pessoal e refeições conjuntas em restaurantes renomados. Você sairá para passear por Queenstown enquanto aprende a criar mini momentos de descanso no dia a dia. 


Fonte: Tourism New Zealand.