A atmosfera mística de Huilo Huilo


A Reserva Biológica Huilo Huilo, situada no coração da selva patagônica chilena, a 860km ao sul de Santiago,exala magia em cada canto de seus 100 mil hectares. Todas as edificações, construções e atividades de Huilo Huilo foram pensadas para estar em harmonia com a natureza e passar ao visitante o misticismo que envolve sua história. 

Um dos passeios mais emblemáticos da Reserva é o “Sendero de Los Espíritus” (Caminho dos Espíritos), uma rota dentro do bosque patagônico na qual os visitantes podem admirar esculturas de madeira que representam a visão espiritual e cultural dos mapuche, população indígena originária da região, e com isso aprender sobre diversos aspectos dessa tribo que ainda vive em grandes comunidades ao redor de Huilo Huilo.

No início do caminho, duas esculturas imensas de madeira representam as divindades superiores, das quais se originariam todos os descendentes da Terra. A trilha segue no meio da floresta passando por outras 16 imagens. O passeio também cruza com o curso caudaloso do rio Fuy e lindas cachoeiras.

Outro lugar importante para quem quer aprender mais sobre a cultura e a história locais é o “Museo de los Volcanes” (Museu dos Vulcões). Dentro do museu estão expostos objetos dos mapuche e de outros povos, como o Inca. Há também um túnel escavado numa rocha, onde se pode ver a formação da capa geológica de acordo com as erupções vulcânicas ao longo do tempo. No centro do museu, uma grande cúpula em forma de diamante compõe a sala que funciona como observatório de estrelas.

Mas mesmo os visitantes que não têm curiosidade por esse tipo de passeio, ficam envoltos à atmosfera mística de Huilo Huilo. Essa sensação chega a todos os turistas por meio dos seres mágicos, bonecos feitos em tecido e outros elementos da floresta local, que decoram todos os salões dos restaurantes, áreas de descanso e cafés da Reserva.

É uma coleção de 200 criaturas que representam os seres do bosque, do lago e da cultura mapuche. Alguns deles são: a fada do copihue (a flor símbolo do Chile), a do huemul (vestida com uma capa que imita a pele do animal, que corre risco de extinção e tem um projeto de preservação dentro de Huilo Huilo) e o duende do roble (um tipo de carvalho). Todos são feitos com muita habilidade pelas artesãs da comunidade local.

Essa ação faz parte da Fundação Huilo Huilo, um dos projetos sociais da Reserva, que emprega as mulheres do povoado de Neltume e gera renda a suas famílias.

“Por meio dos seres mágicos, conscientizamos nossa comunidade sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, da flora e fauna locais. Com eles conseguimos reverter uma cultura extrativista para um comportamento sustentável e integrador”, ressalta Rodrigo Mata, gerente comercial da reserva biológica.

Multiplicando essa conscientização coletiva, Huilo Huilo oferece para as crianças hospedadas o “Rincón Mágico”, um espaço aconchegante decorado com os personagens da floresta, para ajudar os pequenos a se relacionarem de forma positiva com o bosque nativo. As crianças no “Rincón Mágico” brincam e soltam a imaginação através da pintura, artesanato, canto e outras atividades lúdicas.


- Sobre a Huilo Huilo : 

Localizada no começo da selva da Patagônia do Chile, próximo ao vilarejo de Neltume (860 km de Santiago), a Reserva Biológica Huilo Huilo é um lugar mágico. Com mais de 100 mil hectares, abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais. As opções de hospedagens vão desde hotéis de luxo até campings, todos com um diferencial arquitetônico que busca integrar a natureza local ao conforto.

Além de atividades de esportes radicais, como tirolesa e rafting, a reserva ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes nos esportes de inverno. 



Fonte: Paula Caetano