quarta-feira, 4 de maio de 2016

Como fazer voluntariado em Aruba


A felicidade tem muitos contornos na nossa mente. Pode ser contemplar uma praia paradisíaca, desbravar trilhas intocadas ou se conectar com novas pessoas e experiências. Aliar momentos como estes e ainda fazer o bem durante uma viagem é perfeitamente possível e viável. 


O chamado volunturismo, experiências enriquecedoras de voluntariado durante as férias, permite conhecer por dentro uma comunidade local e ainda ter uma sensação de propósito mesclado com alegria.

A ilha de Aruba, no Caribe, recebe volunturistas de braços abertos e eles próprios se dedicam a ações comunitárias, já que o espírito de interajuda por lá é bastante forte. Seja para viver momentos significativos em família ou fazer novos amigos em um cenário inesquecível, propomos algumas iniciativas que você pode escolher conforme suas preferências.


- Se você ama o mar, vida marinha e praias 

- Projeto Aruba Reef Care:
A maior iniciativa voluntária da ilha é o projeto Aruba Reef Care, evento anual que acontece em setembro. Iniciado em 1994, conta hoje com cerca de 1000 participantes, tanto turistas como locais, que vasculham as praias e pontos de mergulho recolhendo resíduos em um esforço de limpeza para preservar as águas cristalinas e as areias brancas. Este ano, o evento será no dia 25 de setembro.


- Turtugaruba:
A Fundação Turtugaruba foi fundada em 2003 e tem como objetivo proteger quatro espécies de tartarugas marinhas que nidificam nas margens de Aruba. Estes animais sempre retornam às praias de origem para colocar os ovos, e os voluntários da fundação patrulham essas áreas para protegê-los, sobretudo nas praias de Eagle Beach e Boca Grandi e também no Parque Nacional de Arikok. 



- Dia Nacional de Limpeza da Costa:
O Dia Nacional de Limpeza da Costa é um evento anual, cuja 14a edição será realizada no dia 5 de novembro. Por duas horas e meia (8h às 10h30), toda a costa de Aruba se enche de moradores e visitantes que trabalham em conjunto para fazer uma grande limpeza. Patrocinados pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba (AHATA), os voluntários usam luvas e sacolas para recolher os dejetos. 


- Se você quiser ver paisagens:

 Patrocine Uma Milha
Patrocine Uma Milha é uma iniciativa mensal realizada entre a terceira e a quarta semana de cada mês. Liderado pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba (AHATA), o projeto reúne associados e turistas que adotam uma milha da praia, de uma estrada ou do interior da ilha em busca de detritos. Como há o envolvimento dos resorts e hotéis na iniciativa, os visitantes podem entrar em contato diretamente com o seu hotel para obter informações sobre datas e como participar.

- Se você ama animais :

Abrigo de Animais de Aruba
A missão do Abrigo de Animais de Aruba é melhorar a vida de cães e gatos da ilha. Isso é feito através de doações e do trabalho de voluntários, tanto de quem se dedica há vários anos, como jovens que aproveitam as férias para fazer a diferença. 
                          

- Santuário de Burros de Aruba:

Escondido em uma região de casas típicas de Aruba, as chamadas cunucu, o Santuário de Burros de Aruba é uma fundação que vive de doações e do trabalho de voluntários que protegem estes dóceis animais. 
                               

Os burros foram trazidos para Aruba há 500 anos pelos espanhóis, que os utilizavam para carga. Hoje, cerca de 200 burros vivem em Aruba e metade deles residem no santuário. Além de resgatar e cuidar, o santuário serve para educar o público sobre estes animais. 
           

Se você for uma pessoa sociável:

- FAVI
A FAVI oferece uma variedade de serviços para aqueles que querem contribuir para a felicidade e o bem-estar de indivíduos com deficiência visual. Através de programas que incentivam a interação social, a FAVI aborda as necessidades físicas, como os exames e a reabilitação, bem como a estimulação sensorial e atividades de grupo, que vão desde cozinhar e passear, até aulas de ginástica e artesanato.

- Sobre a ilha de Aruba:

Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz, como é conhecido o país, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. 



Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantém o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país.



Fonte: Natasha Sá Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário