Huilo Huilo, no Chile, chama atenção pela culinária exótica



Não faltam motivos para a Reserva Biológica Huilo Huilo, no Chile (860km ao sul de Santiago), ser considerada um lugar único no mapa. Não bastassem os hotéis exóticos, os passeios por trilhas com as vistas mais deslumbrantes, o Centro de Esportes de Neve, o trekking pelo vulcão, o spa com dezenas de tratamentos e toda o clima místico que envolve o local, os restaurantes da Reserva também aparecem como um grande atrativo para quem deseja provar a alta gastronomia dessa região da Patagônia chilena.

Sob comando de Miguel Catricheo, jovem chef mapuche (povo nativo da região), a Reserva tem como proposta gastronômica mostrar a essência da natureza e da cultura da região. Assim, as receitas e os ingredientes utilizados no preparo dos pratos são, em sua grande maioria, advindos da própria localidade. 



A reserva conta com três restaurantes. O Nothofagus, com vista para os bosques que cercam o Nothofagus Hotel & Spa, construído ao redor de uma árvore, apresenta no cardápio produtos típicos da região, como a murta, mirtilos, nozes e castanhas. É uma cozinha onde ingredientes frescos estão relacionados com o meio ambiente e contêm a magia do lugar. Tem uma gama variada de pratos, incluindo frutos do mar, carnes e massas, com uma variedade de alimentos da região. 

                   

Um dos pratos principais servidos no restaurante é um peito de frango recheado com Chupe de Caranguejo, que é um delicioso e tradicional ensopado da culinária chilena, servido com geleia de cebolas e avelãs com alecrim acompanhados por legumes. Já o restaurante Club House Nawel, localizado nas dependências do Hotel Nawelpi Lodge, da categoria hotéis de luxo, oferece gastronomia altamente sustentável. Com ingredientes oriundos da própria Patagônia chilena, os pratos do cardápio vêm de caça autorizada e de coleta de produtos nobres da redondeza. São servidas iguarias como carne de veado, javali, pato e coelho.




Os vegetais também são provenientes do local, assim como os cogumelos, frutos e sementes selvagens. Um dos destaques desse restaurante é o menu degustação em cinco tempos, típico da culinária “mapuche”. Uma das opções é: entrada com tartare de salmão, empanada de quinoa e champignons silvestres, seguida de um creme de pinhões com salada Mapuche. 

Para preparar o paladar para o prato principal, é servido um sorbet de ameixa. Logo em seguida, serve-se truta sobre quinoa preparada com suco de beterraba e a carne de cervo com purê rústico de batata e abóbora. Para finalizar, a sobremesa é com maqui (fruta típica), pêssego ao vinho tinto e sorvete de avelãs.

O terceiro restaurante, o Mesón del Jabali, está situado dentro do Hotel Montaña Mágica Lodge, que imita o formato de um vulcão. Aberto somente na alta temporada e com uma gastronomia bastante sofisticada, o espaço mistura ingredientes locais em seus pratos. 


Devido ao design do hotel, o espaço dispõe de um limite máximo para 45 pessoas. Um dos pratos que fazem sucesso é a carne de porco defumada servida com purê picante ao merkén, que é um tradicional tempero da culinária chilena, um tipo de pimenta em pó defumada. 



Para os apreciadores de cerveja, a 200 metros da entrada principal da recepção dos hotéis da reserva, a Cervejaria Petermann oferece aos hóspedes a oportunidade de conhecer o processo de preparação e degustar alguns rótulos diferentes produzidos ali, acompanhados por pratos leves como sanduíches e pizzas. 
Além das tábuas de queijos e presuntos artesanais, entre as pizzas servidas na Cervejaria está a de queijo com champignon e presunto de cervo, uma das mais adoradas pelos hóspedes. 

Sobre a Huilo Huilo


Localizada no começo da selva da Patagônia do Chile, próximo ao vilarejo de Neltume (860 km de Santiago), a Reserva Biológica Huilo Huilo é um lugar mágico. Com mais de 100 mil hectares, abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais. 

As opções de hospedagens vão desde hotéis de luxo até campings, todos com um diferencial arquitetônico que busca integrar a natureza local ao conforto. Além de atividades de esportes radicais, como tirolesa e rafting, a reserva ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes nos esportes de inverno. 


Fonte: Paula Caetano