Começa a temporada de baleias na costa brasileira




Com as primeiras avistagens de baleias jubarte ao longo das costas Sudeste e Nordeste do Brasil, começou neste mês de julho oficialmente a Temporada de Baleias 2016 em nossas águas. E o Projeto Baleia Jubarte, que há 28 anos monitora a presença desses animais magníficos no Brasil, já está a postos para as atividades de pesquisa na costa da Bahia, principal área de concentração da espécie no Atlântico Sul, e também para orientar os visitantes da região que queiram ver de perto o espetáculo que oferecem de agora até o final de outubro. 
Antes dizimadas pela caça em escala industrial, as baleias jubarte vêm se recuperando lentamente, e se estima que a população “brasileira” da espécie (ou seja, que se reproduz em nossas águas) esteja em torno de 17.000 animais. 


De hábitos altamente migratórios, as jubartes do Atlântico Sul passam o verão alimentando-se de organismos do plâncton marinho na região antártica, e retornam à costa brasileira no inverno e primavera para parir e amamentar suas crias, e também para os seus rituais de acasalamento, dos quais o famoso canto prolongado e melancólico dos machos é a parte mais conhecida. 

Segundo Márcia Engel, Coordenadora Geral do Projeto Baleia Jubarte, “a expectativa é de muitas baleias avistadas nesta temporada de 2016, maravilhando todos os que tiverem a oportunidade de conhece-las de perto, através do turismo embarcado. O número grande de registros de baleias avistadas e de encalhes até o momento, sinaliza uma temporada com muitas baleias e muito trabalho a ser feito pelo Projeto no monitoramento e ações de proteção da espécie”.  

A presença das baleias também é importante porque movimenta a economia de diversas localidades costeiras da Bahia, como Caravelas, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte, onde diversas operadoras turísticas levam os visitantes para bem perto das baleias em embarcações as mais diversas.


Muitas operadoras são parceiras do Projeto Baleia Jubarte, o qual, graças ao patrocínio da Petrobras, realiza anualmente um trabalho de capacitação das tripulações e operadores e monitora as atividades visando assegurar o cumprimento da legislação que regulamenta a atividade e protege as baleias contra perturbações indevidas. 
O Projeto também realiza eventos de educação e divulgação, como a festa da Baleia Jubarte na Praia do Forte e a Semana Cultural da Baleia Jubarte em Caravelas, visando envolver visitantes e comunidade em atividades de conscientização ambiental e celebração da presença anual das baleias.

- Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há 28 anos na pesquisa e conservação das baleias jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede Biomar juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é administrado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia. 


Fonte: Enrico Marcovaldi