Foz do Iguaçu: natureza e águas exuberantes na tríplice fronteira





Com cenários impressionantes, Foz do Iguaçu oferece diversas opções de atrativos aos visitantes. A cidade, com cerca de 260 mil habitantes, tem no turismo a base de sua economia. Com destaque para as belas e imponentes Cataratas do Iguaçu, eleita em 2012 uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, e para a Hidrelétrica de Itaipu, que este ano atingiu o incrível recorde de 20 milhões de visitantes.

Banhada por dois grandes rios: o Paraná e o Iguaçu, a cidade tem em sua gastronomia típica delícias preparadas especialmente o dourado e o surubim. Dados do Ministério do Turismo mostram que Foz do Iguaçu é a quarta cidade do Brasil mais visitada a lazer por estrangeiros. O maior fluxo desses visitantes (19,4%) é de argentinos e o meio de hospedagem preferido são hotéis e pousadas (71,5%). 

Para mostrar um pouco mais das belezas da cidade do Oeste paranaense, a Tocha Olímpica fará uma operação especial nesta sexta-feira (01/06) e a Agência de Notícias do Ministério do Turismo preparou um roteiro para apresentar os cartões-postais que serão visitados.


- Marco das Américas:

O Marco das Américas é um atrativo que simboliza o encontro das três fronteiras: Brasil, Paraguai e Argentina. O obelisco, que tem as cores da bandeira nacional, foi erguido em 1903 e transformado em um dos mais importantes ícones de |Foz do Iguaçu.

O local dispõe de estacionamento, lanchonete, loja de artesanato, e um mirante, de onde o visitante tem a oportunidade de observar os três países fronteiriços, cada qual com o seu marco e suas respectivas cores nacionais, e, ainda, visualizar o encontro das águas do rio Iguaçu com o rio Paraná.

- Horário de funcionamento: das 9h às 18h

- Parque Nacional do Iguaçú

O Parque Nacional do Iguaçu tem nas Cataratas do Iguaçú seu maior símbolo e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica do Sul do Brasil.  Em 2015 registrou o maior número de visitantes desde 2012 – início da série histórica –, mais de 1,6 milhão de turistas, garantindo a segunda colocação entre os parques com maior número de visitantes no ano que passou.

Os visitantes que passeiam pelas Cataratas podem contemplar um dos cenários mais espetaculares do mundo, ter uma visão privilegiada das quedas e o contato integrado com a natureza. O casal Luiz e Leila vieram de Goiânia e se apaixonaram pela imensidão de belezas naturais do local. “Conhecer as Cataratas do Iguaçu foi um sonho realizado. Esse cenário é maravilhoso e temos uma experiência que causa diversas sensações”, comenta Leila.

- Horário de funcionamento: 09h às 17h


Fonte: Mtur / Gabriella Vieira