Imagem do Rio de Janeiro pode estar sendo comprometida perante o mundo às vésperas das Olimpíadas


As declarações do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao jornal britânicoThe Guardian de que as Olimpíadas são uma oportunidade perdida e a divulgação de um vídeo pela emissora pública britânica BBC que apresenta o Rio de Janeiro como uma cidade selvagem, habitada por panteras, onças, jacarés e tamanduás, podem arranhar a imagem da cidade diante dos estrangeiros. Essa é a avaliação do professor de Marketing do curso de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Alexandre Coelho.

“Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro tem sido palco de inúmeros problemas, a menos de um mês do início das Olimpíadas. São questões que envolvem, principalmente, as áreas financeira e segurança pública, e que podem prejudicar a visibilidade da cidade e manchar a imagem dela perante o mundo. O Rio de Janeiro tinha uma imagem muito atrativa e interessante, mas que pode estar sendo comprometida com os últimos episódios. 

Devemos compreender esse momento como único em termos de projeção de visibilidade. Quando os turistas vão embora, eles lembram muito menos dos equipamentos e mais de como encontraram a cidade em diversos aspectos: turismo, gastronomia, hotéis, bares, restaurantes, entretenimento, cultura. 

A forma como os turistas serão recebidos e a opinião dos próprios atletas sobre a cidade e os jogos interferem demasiadamente nas impressões da cidade e do País”, analisa o professor de Marketing do curso de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Alexandre Coelho.

Autoria: Alexandre Coelho - professor de Marketing do curso de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio