sexta-feira, 22 de julho de 2016

Rota Caminhos do Frio dá um mergulho na história e cultura



Remígio fica a 150 km de João Pessoa (PB), na região do Brejo paraibano, e oferece diversos locais para visitação que contam uma rica história do passado. Num desses lugares, a Fazenda Tanques, localizada às margens da BR-104 e a 6 km da cidade no sentido Barra de Santa Rosa, é possível imaginar o que se passou durante o período da escravidão.



Ruínas da senzala, tanques de pedra e cal e do curtume são obras edificadas por escravos e permanecem intactas após 200 anos. Na Fazenda Tanques, as negras escravas eram obrigadas a dar seus filhos aos senhores de engenho e estes eram criados pelas mucamas e, ao chegar a certa idade, eram levados às fazendas de cana de açúcar. 



Para quem gosta de artesanato, a opção é a Tapera Artesanato. Distante 3 km da cidade na PB-105, que liga Remígio a Arara, no local o visitante vai encontrar artesanato em argila confeccionado pelos moradores da localidade, assim como, artesanato em couro, macerados (cachaça com raízes e frutas da região), trilhas ecológicas, oficinas, além da famosa galinha caipira com arroz mole. A visita deve ser agendada. 



Para a criançada, o "Mundo do Conhecimento" é a opção. O local é voltado ao público infantil e situa-se no bairro da Bela Vista oferecendo piscina, ginásio, redário, espaço para oficinas kids (pintura, música, culinária, entre outros). Haverá acampamento, com disponibilidade para o turista acampar no período da Rota Cultural, como alternativa de hospedagem.

O Sitio do "Seu Rivaldo", no Sitio Camará, é uma visita ao conhecimento agroecológico, onde o visitante participará de palestras e demonstração das atividades na prática de manejo sustentável da propriedade.

No Traçaí, um restaurante cultural, além de uma comida deliciosa, que, alem de oficinas de artesanato, os visitantes poderão encontrar as famosas bonecas bruxinhas da vovó e as bonecas feitas de algodão colorido e ecológico, produzidas pelos artesãos locais e que estão ganhando o mundo em exposições em João Pessoa, Campina Grande, Olinda e São Paulo. 



Na cidade ainda há o Cine RT, único cinema de rua existe na Paraíba. O antigo cine São José teve seus dias de glória entre os anos 60 e 70 e fechou as portas no começo da década de 90. Na visita, as pessoas poderão conhecer como funciona um cinema com suas máquinas de projeções. Passados os anos, um mecânico (Regilson) restaurou o maquinário e colocou para funcionar a antiga sala de projeção. Os visitantes poderão conhecer o cinema durante a realização dos Caminhos do Frio.


Para fechar as opções de roteiro em Remígio, uma passada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio é imprescindível e obrigatória. A Igreja centenária construída no estilo colonial encanta pela sua beleza e simplicidade. Ela é aberta diariamente e fica no Centro da Cidade.



A terceira etapa da Rota Cultural Caminhos do Frio teve início na segunda-feira (18/07), em Remígio. Até o próximo domingo, o município vai respirar cultura e, acima de tudo, oferecer a oportunidade aos visitantes de dar um mergulho na cultura local, conhecendo e vivenciando as tradições por meio de oficinas, caminhadas, exposições, visita de campo, festival de quadrilhas juninas, teatro, dança, repentistas, feira gastronômica, show em praça pública. No final de semana haverá shows de Niedson Lua, Beto Brito e de artistas da terra (no sábado), e de Chico César e Assisão (no domingo).


Fonte: Agenilson Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário