quarta-feira, 20 de julho de 2016

Um coração verde na Grande São Paulo


A Reserva Biológica Tamboré, localizada na Av. Marcos Penteado Ulhoa, é uma das maiores áreas brasileiras de conservação inseridas em perímetro urbano e está localizada dentro do bairro de Tamboré. São mais de 3 milhões de m², pertencentes à cidade de Santana de Parnaíba. Todo esse patrimônio público e joia rara da Mata Atlântica conta com a gestão do Instituto Brookfield, órgão sem fins lucrativos que pertence à Brookfield Incorporações.

Por meio de um convênio com a prefeitura de Santana, o Instituto tem autorização para organizar programas e projetos que contribuem para preservação da Reserva, que é um coração verde dos bairros de Alphaville e Tamboré.

Resguardar todos os atributos naturais existentes em seus limites é o papel de um gestor de reserva ambiental. Apenas são permitidas ações de recuperação e manejo que possam contribuir com a manutenção do equilíbrio verde. Hoje, somente pesquisadores e gestores ambientais trabalham no interior da Reserva Biológica Tamboré. As visitações são restritas para atividades de educação ambiental e pesquisa científica.

                    

- Plano de Manejo:

Atualmente, o Instituto Brookfield executa o Plano de Manejo da Reserva, que está em fase de aprovação final pelos órgãos governamentais. Esse Plano é o principal instrumento para o estudo de detalhes e gestão de uma Unidade de Conservação (UC) e organiza o planejamento de uso da área, os processos gerais e específicos de manutenção e normas que visam a proteção dos recursos naturais.

Depois do mapeamento do perímetro preservado da Reserva Biológica Tamboré, uma equipe técnica avaliou as condições naturais quanto à vegetação, fauna, solo, nascentes e córregos existentes, além do panorama socioambiental e respectivas pressões externas, ocasionadas pela urbanização no entorno direto, como o trânsito de veículos. A comunidade do entorno (moradores, escolas, estudiosos) e diversos órgãos da prefeitura também participaram do Plano de Manejo por meio de oficinas públicas.



Na 4ª e última oficina de discussão do Plano de Manejo, realizada no mês de fevereiro, no Centro de Educação e Sustentabilidade Alphaville (CES), em Santana de Parnaíba, a equipe técnica apresentou o resultado dos estudos realizados nas reuniões e oficinas anteriores, divulgando os projetos que comtemplarão o Plano: infraestrutura e operação; proteção e recuperação ambiental e a conscientização e sensibilização da comunidade do entorno.


 Fonte:Solange Galante

Nenhum comentário:

Postar um comentário