A bike permite que o viajante aproveite ao máximo as paisagens ao redor


Se viajar por si só já é uma experiência agradável, se for de bicicleta pode ser ainda melhor. Além de promover uma sensação de liberdade única, a bike permite que o viajante aproveite ao máximo as paisagens ao redor. O Alentejo, uma das regiões mais belas e históricas de Portugal, é um prato cheio para se conhecer sob duas rodas, não só pela rica gastronomia e excelentes vinhos locais - que podem ser aproveitados sem peso na consciência após algumas pedaladas - mas pelos lindos cenários com extensos campos de sobreiros e olivais e as tradicionais casas caiadas de branco. A dica é da Interpoint Viagens e Turismo, confira o roteiro completo.

Com chegada em Lisboa, o primeiro dia é de descanso. Uma private van leva os viajantes para a cidade de Montemor, no Alentejo, para hospedagem no L´And Vineyards, exclusivo Wine Resort, com atmosfera modernista e interiores desenhados pelo famoso arquiteto Márcio Kogan. No dia seguinte, será hora de pegar a bike e pedalar por uma trilha de suave terra batida até uma vinícola local, com parada para almoço típico, acompanhado pelos vinhos ali produzidos. Durante a tarde, os bikers retornam ao hotel para aproveitar o jantar com menu especial, preparado pelo Chef Michael Laffan.

Na manhã seguinte, após uma pedalada até Évora, cidade que é Patrimônio Mundial da Unesco, segue-se para uma visita guiada à famosa adega Cartuxa, com direito a almoço alentejano. Seguindo para o alojamento, a Interpoint sugere um passeio pelos monumentos romanos da cidade murada – Templo de Diana, Capela dos Ossos, Igreja de S. Francisco e o Aqueduto. A acomodação do dia será em um exclusivo Hotel & Spa, que remonta o século XVI.




A viagem segue para a vila medieval de Monsaraz, considerada Monumento Nacional, com uma vista maravilhosa sobre o Alqueva e a fronteira espanhola. A próxima parada é na Adega José de Sousa, que mantém a tradição romana e utiliza o método de fermentação em ânforas de barro. O dia finaliza em São Lourenço do Barrocal, no Hotel e Monte Alentejano. 

No 5º dia, a pedalada será por extensas planícies, com sobreiros e olivais até perder de vista. O destino é a Herdade do Sobroso, um charmoso alojamento vinícola, onde a dica é passear pelos 50 hectares de vinhas e visitar a adega para degustação exclusiva.

A aventura por lindas paisagens continua no 6º dia e após um excepcional almoço gourmet, é tempo de pedalar até a nova acomodação, a Pousada de Beja. O antigo convento do Século XIII conta com um projeto arquitetônico majestoso, que representa a arquitetura religiosa e gótica. O roteiro segue para a Adega Santa Vitória, em Albernôa, para um picnic e o trajeto seguinte é até a Herdade da Malhadinha Nova, exclusiva Country House & Spa. O jantar ficará por conta do chef Michelin Star, Joachim Koerper.

As últimas experiências do tour serão marcadas por um dos melhores cafés da manhã de Portugal, na Country House, e um passeio inesquecível de bike pelo pôr do sol. O jantar, novamente será comandando pelo Chef Joachim Koerper, ótima maneira de se despedir do Alentejo.

O roteiro, considerado de modalidade fácil, percorre uma média de 52km de bicicleta por dia. Com valor a partir de € 4.000 por pessoa, inclui: café da manhã, acomodações de luxo exclusivas, transferência de bagagem de hotel para hotel, almoços gourmet em piquenique, jantares exclusivos com vinho, guias especializados, atividades extras descritas no programa, bicicleta (MTB equipada com pneus híbridos), capacete, seguros e veículo de suporte técnico completo durante o passeio.


Fonte: Lucia Paes de Barros