Vinícola Matetic: um projeto vitivinícola sustentável no Chile



A apenas 1h20 de Santiago, a vinícola Matetic se destaca por sua genuína preocupação pelo meio ambiente – prova disso é a certificação orgânica e biodinâmica de seus vinhedos e adega. Lá, a produção de vinhos não conta com agrotóxicos e aditivos, e a plantação aproveita o potencial completo do terroir costeiro, preservando o equilíbrio natural dos animais, plantas, solo e das pessoas que vivem no Vale do Rosário, onde fica a vinícola.


O resultado é uma uva com mais força, vitalidade e sabor que, junto ao dedicado trabalho da equipe liderada pelo winemaker Julio Bastias, garante a qualidade de vinhos reconhecidos internacionalmente, como as linhas Corralillo, EQ e Matetic.

É fascinante que, durante o tour pela vinícola e degustação na adega, é possível conhecer a filosofia sustentável do local e aprender sobre o processo de vinificação, engarrafamento e armazenamento dos vinhos – e, claro, degustar amostras da linha Corralillo ou EQ. O passeio é interessante tanto para os visitantes que passam o dia na vinícola Matetic ou para os hóspedes do La Casona, hotel na mesma propriedade.


Como o projeto de sustentabilidade é abrangente, a área de hospitalidade também possui medidas para preservar o meio ambiente. O hotel boutique La Casona, o restaurante Equilíbrio, a loja El Emporio e a adega contam com reciclagem de lixo, uso de luzes LED, além de uma estação de tratamento de água. A preocupação se estende para os hóspedes, que podem contribuir para a consciência ambiental ao, por exemplo, economizar na lavagem de toalhas e outras medidas.

-
Sobre a Matetic

A vinícola Matetic é o local ideal para quem já gosta de visitar vinícolas ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de nove diferentes tipos de vinhos de alta qualidade - os tintos Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon, Carmenere Winemaker’s Blend, os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal, Riesling e Gewurztraminer -, há ainda hospedagem requintada no hotel boutique La Casona, um antigo casarão colonial que possui sete apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região.


Em 1º de novembro será inaugurado o oitavo apartamento. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o hotel recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, por receber boas opiniões de seus hóspedes nesta plataforma. A propriedade conta ainda com uma loja e café chamada El Emporio, onde são encontrados os vinhos da Matetic, queijos, mel e produtos de lã, entre outros, além de piscina e heliponto.

Uma das atrações mais famosas, a apenas 25 minutos de carro da vinícola, é a casa-museu de Pablo Neruda em Isla Negra, considerada a mais importante das três do escritor por abrigar o acervo mais completo de sua obra e também seus restos mortais. Charmosa e rica em detalhes, a construção possui uma belíssima vista para o Oceano Pacífico e está inserida no célebre “Litoral dos Poetas”.


A Matetic também fica praticamente na metade do caminho entre Santiago e as cidades de Viña del Mar e Valparaíso, a 50 minutos dos dois destinos. Ambas geralmente integram a maioria dos roteiros de quem visita o Chile. Viña del Mar conta com diversos restaurantes e um calçadão charmoso à beira-mar, enquanto Valparaíso guarda surpresas em suas ruazinhas cheias de grafites e casinhas coloridas.



Fonte: Daniel Ramirez