ONU define 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento


                                   Parque Nacional da Iguaçu

Ao declarar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o de promover o turismo internacional, bem como valorizar as culturas e os patrimônios dos povos de todo o mundo. Embora a atividade seja subestimada, a ONU entende que o setor do turismo tem potencial para contribuir no desenvolvimento mundial nos três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental. Nesse cenário, o Brasil tem muito a se beneficiar com o avanço do turismo, tanto de estrangeiros que vem para cá quanto de nacionais que se deslocam entre regiões.

Uma das particularidades do país é a pujança natural: são centenas de praias, cachoeiras, chapadas e florestas espalhadas pelos 26 estados e Distrito Federal. Por isso, é estratégico que o país proteja os ambientes naturais para que essas belezas naturais continuem existindo e possam servir de atrativos turísticos; e isso costuma ser feito por meio da criação de unidades de conservação, a exemplos dos parques nacionais, estaduais e municipais. 


Alguns exemplos de parques que protegem locais turísticos brasileiros são o Parque Nacional do Iguaçu (onde estão as Cataratas do Iguaçu), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, e o Parque Nacional da Tijuca (que fica no meio da cidade do Rio de Janeiro e protege o Corcovado, o monumento Cristo Redentor e uma exuberante floresta).

No Brasil existem centenas de outros parques, muitos deles abertos à visitação.

                                                   Parque Nacional da Tijuca 

Segundo Teresa Magro, doutora em Ciências Florestais, participante do Recreation Ecology Network e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza,- "nós brasileiros podemos aproveitar o fato de 2017 ter sido declarado o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento para estimular a criação e a manutenção dos parques, já que eles trazem benefícios ambientais e também econômicos, principalmente quando o turismo ali é bem estruturado".

Para que o turismo em áreas naturais realmente contribua para o desenvolvimento regional, é importante que ele seja realizado parceria com a comunidade local. Por exemplo, são bem-vindas capacitações de moradores da região para atuarem como guias de turismo, no comércio local e com empresários do setor de hotelaria e transporte.

De acordo com a especialista, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento será um estímulo para que as pessoas possam conhecer o que o Brasil está fazendo para a criação e manutenção das áreas naturais protegidas, para que elas se aproximem mais da natureza e para que as comunidades regionais sejam capacitadas. "Mas esse desenvolvimento não pode ser apenas em 2017, tem que ser algo contínuo, para que possamos colher resultados a médio e longo prazos".


- Oportunidade para aproveitar o potencial natural brasileiro


Ivan Baptiston, diretor do Parque Nacional do Iguaçu e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, enfatiza que apesar de toda a riqueza natural do Brasil, as áreas naturais são pouco aproveitadas pela população, de acordo com Ivan. A decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de declarar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o 

Desenvolvimento é uma oportunidade não só de valorizar o potencial natural do País, como também de incentivar órgãos a agilizarem agendas para a conservação da natureza aliada ao desenvolvimento regional. 

Para o especialista, a conservação da natureza aliada ao turismo promove muitos benefícios, tanto econômicos quanto sociais e ambientais, pois permite gerar valores, serviços e distribuição de renda, com intervenções mínimas na natureza.


Para melhor aproveitar o potencial desses parques e outras áreas naturais abertas a visitação, é necessário, de um lado, que os governos implementem estruturas adequadas (como banheiros, trilhas, fiscalização e alternativas de acesso), de outro, que as pessoas conheçam e entendam a importância desses parques. 

Por exemplo, visitar um parque nacional permite ao turista apreciar belezas cênicas como as Cataratas do Iguaçu, mas também exige que ele faça a sua parte respeitando o ambiente, como dar destino adequado ao lixo, não retirar plantas, não alimentar animais e, quando dirigir nas estradas próximas a áreas naturais, atender aos limites de velocidade para evitar o atropelamento da fauna.


Fonte: Rede de Especialistas em Conservação da Natureza