Dicas para se divertir com segurança no carnaval


O Carnaval está chegando, porém é durante a folia que muitos problemas ocorrem: acidentes de carro, furtos de celulares, roubo de casas e danos a estabelecimentos. O número de acidentes nas estradas durante o feriado é alarmante, segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2016, somente nos quatro dias que marcaram a festa, foram registrados mais de 1700 acidentes nas estradas brasileiras, com um saldo de 1.643 feridos e 106 mortos. Além disso, o feriado também é um dos momentos preferidos de assaltantes para roubo que vão de pequenos objetos até casas.

Como lembra Walter Pereira, Diretor de Linhas Pessoais da seguradora Zurich, a prevenção é a melhor forma de se divertir com segurança. "Em feriados prolongados a probabilidade de furto a residenciais pode aumentar. Manter alguns cuidados pode ser essencial para evitar esse tipo de situação", reforça (caro colega jornalista, leia dicas mais abaixo. Outro ponto importante é ter o cuidado com os aparelhos celulares, bolsas e documentos, já que o clima de descontração do período pode relegar os cuidados a um segundo plano.

Os foliões que pretendem aproveitar a nova onda dos carnavais de rua em cidades como São Paulo ou mesmo as festas mais tradicionais como Rio de Janeiro e Salvador, devem levar em consideração outros cuidados com o celular. "O índice de roubos de celular aumenta drasticamente neste período e recomendamos não carregá-los durante a folia, evitando esse tipo de problema e preocupação", explica o porta-voz.

- Na Estrada:

Aproveitar os dias de descanso e pegar a estrada é sem dúvidas um dos pontos altos de quem se prepara para o feriadão, mas assegurar de que o carro está em boas condições deve fazer parte da lista das prioridades. "As tradicionais dicas sobre cuidados com o carro, devem sempre ser levadas em consideração, mas acima de tudo a ingestão de álcool e direção são sempre o ponto de convergência entre acidentes e precauções não tomadas", salienta Walter Pereira. O Diretor de Linhas Pessoais da Zurich destaca, ainda, a necessidade de checar se está tudo em dia com a apólice de seguro. (caro colega, veja outras dicas mais abaixo.)

Aos que viajarão, lembrem-se de que a contratação de um seguro viagem poderá ajudá-lo a se proteger contra imprevistos como o extravio ou perda de bagagem e até problemas de saúde durante o feriado .

- Dicas se segurança para a residência:

- Seguro residência

Além da proteção contra furto, o seguro residencial pode ajudar com pequenos reparos no dia a dia e ainda auxiliar os moradores em casos de incidentes naturais, como vendavais, granizo, queda de raio. Tudo vai depender do tipo de cobertura e serviços contratados. Ainda assim, pesquisas indicam que apenas 15% das residências no Brasil contam com algum tipo de cobertura. "Acreditamos que isso acontece porque as pessoas têm a percepção equivocada referente ao custo da proteção. É possível proteger uma residência de padrão médio pelo equivalente a R$ 1,00 por dia", diz Walter Pereira, Diretor de Linhas Pessoais da Zurich.

Confira com seu corretor se sua apólice de seguro está em dia. Na correria do dia a dia, imprevistos acontecem e, estar com as parcelas em dia é essencial para conseguir usufruir dos benefícios de sua apólice de seguro e/ou dos serviços a ele agregado. Fique atento, consulte seu corretor.

- 24 horas de proteção :

Muitas seguradoras oferecem serviços que podem ser acionados pela assistência emergencial, tais como chaveiro, vidraceiro, reparos em eletrodomésticos dentre outros, por isso, Pereira recomenda conferir quais são os serviços agregados que sua apólice contempla. "Geralmente, os serviços emergenciais são ofertados a um custo bem acessível, interferindo muito pouco no custo total da apólice", comenta Pereira. Outra vantagem é que o cliente tem a garantia na qualidade da execução dos serviços.

- Parcerias que agregam :

Como há muitas opções no mercado, é sempre bom analisar o custo-benefício do produto adquirido. Na Zurich, por exemplo, os clientes de seguro residência contam com a parceria da empresa com a franquia Maria Brasileira. "O cliente Zurich tem tranquilidade não apenas na proteção de seu imóvel, mas conta com descontos especiais na manutenção do dia a dia da casa, como faxineira, passadeira, além da limpeza e organização interna dos móveis e eletrodomésticos", adianta o diretor. A contratação pode ser feita por período ou diárias, ou seja, adequado à necessidade do cliente.

- Check-up do lar :

Fala-se muito da importância de realizar uma vistoria no carro antes de pegar a estrada, mas ter este tipo de cuidado com a casa também é importante, aconselha Pereira. "Às vezes não damos a devida atenção aos pequenos vazamentos ou mesmo a uma lâmpada que queima com frequência, mas, estes pequenos inconvenientes podem se transformar em um imenso problema. Já pensou em um problema na hora da ceia do natal? Por isso, fazer um check-up do lar é essencial. E o melhor é que muitos seguros trazem isso como benefício. Desta forma, a utilização desse benefício poderia poupar muitos transtornos bem como reais no bolso do consumidor", diz Pereira, recordando ainda que, para quem vai viajar, é sempre bom, antes de sair de casa, certificar-se de que todas as torneiras estão fechadas e retirar os aparelhos elétricos da tomada.

- Facilidades e proteção na palma da mão :

Se mesmo com todos os cuidados um sinistro acontecer, a Zurich oferece aos seus clientes um aplicativo que pode ser baixado no celular e que auxilia o cliente em casos de acidentes ou imprevistos como os anteriormente mencionados. "Com o app da Zurich, em apenas alguns toques, já é possível solicitar atendimento de forma fácil e ágil", explica Pereira.

- Dicas de segurança nas estradas:

- Planeje antecipado

. Planeje suas paradas incluindo cafés e locais de pernoite, se necessário
. Faça uma estimativa realista do seu tempo de viagem, considerando a previsão do tempo que deve ser previamente consultada.
. Dirija somente à luz do dia, se for possível.
. Evite bebidas alcoólicas na noite anterior a viagem e procure ter uma boa noite de sono.

- Cuide da Segurança :

. Verifique se você possui água para beber e combustível o suficiente para sua viagem.
. Sempre avise alguém sobre sua rota de viagem e o tempo estimado até o destino.
. NUNCA pare para estranhos ou mochileiros pedindo carona na estrada. Caso alguém sinalize para que você pare, siga em frente e avise a policia assim que estiver em segurança.
. Verifique se seu celular está completamente recarregado antes de iniciar sua viagem.

.Verifique a manutenção do veículo 
. Tenha certeza que seu veículo está com a manutenção em dia. 
. Procure lembrar se sua bateria apresentou falhas ultimamente.
. Verifique se os pneus estão em boas condições e calibrados corretamente, incluindo o estepe.
. Cheque se o nível do óleo e água do motor estão bons antes da viagem.

- A bagagem :

. Acomode todas as malas e bagagem de maneira segura (apenas no porta-malas, de preferência)
. Evite empilhar outros itens no interior do veículo de forma que atrapalhe a visão dos espelhos do motorista ou de forma que sejam projetadas caso haja uma freada brusca.
. Prenda seus animais de estimação por coleiras ou transportadores.
. Você deve ajustar a calibragem dos pneus em caso de carga extra em seu veículo. Nunca exceda o peso máximo permitido, verificando essa informação no manual do veículo.

- Dirija de forma segura

. Tenha certeza que todos os ocupantes estão usando o cinto de segurança e que crianças estão seguras em suas cadeiras para automóveis.
. Mantenha uma distância segura dos veículos à sua frente - ao menos quatro segundos.
. Lembre-se que o peso adicional pode afetar o tempo de frenagem do seu veiculo.
. Cuidado com outros usuários da rodovia incluindo motos, pedestres e crianças no acostamento. Lembrando que mais pessoas estarão nas estradas durante o feriado e algumas não estão acostumadas com os veículos que estão dirigindo naquele momento.
. Muitos veículos estarão cheios com familiares, logo muitos motorista podem estar desatentos devido às distrações e pelo barulho interno em seus carros.
.Faça paradas a cada duas horas para esticar as penas. Caso sinta muito cansaço pare sua viagem por alguns minutos e descanse.

- Dicas para viagens de avião

Documentos:

.Se você for viajar de avião, verifique a data de validade de seu passaporte e visto inclusive os países que exigem vistos simples e de múltiplas entradas.
.É muito importante entender que a data de validade do passaporte,não se aplica a validade de vistos. Esse cuidado evitará contratempos no ingresso do país de destino.
.Sempre que viajar leve cópia de sua documentação: passaporte,garantia de compra de traveller checks, cartão de crédito, carta de confirmação de curso (quando se aplicar), confirmação de acomodação, voucher do hotel, etc.

Aeroporto :

.Reconfirme suas passagens aéreas com 72 horas de antecedência junto as companhias aéreas para evitar imprevistos.
.Em caso de roubo, furto ou extravio do documento de identificação e se tratando de voos domésticos, o passageiro deve apresentar boletim de ocorrência - BO emitido há menos de 60 dias.

Bagagem:

.Todas as companhias aéreas dispõem de normas específicas de transporte de bagagem. Peso, tamanho e volume das mesmas diferem de companhia para companhia. Excesso de bagagem é taxado por quilo extra. .Lembre-se de reservar alguns dólares para essa situação em viagens internacionais.
.Bagagens danificadas devem ser reclamadas imediatamente a um funcionário da companhia aérea antes de deixar o aeroporto.

Bagagem de Mão :

.Respeitado os limites preestabelecidos pelas companhias aéreas, é importante levar uma muda de roupa na mala de mão para o caso de uma emergência, ou da mala não chegar com você ao seu destino.
.Isso acontece com mais frequência do que esperamos, então melhor prevenir.

Equipamentos Eletrônicos :
.Proteja suas informações com senhas e use sempre o cofre dos hotéis para guarda-los;
.Nunca despache seus equipamentos. Leve-os sempre a bordo com você.
.Sempre transportá-los no porta-malas do táxi para o hotel ou carro alugado.
.Redobrar a atenção durante o check-in do aeroporto e prestar atenção para não esquecer a bagagem nos lobbies de hotéis.

Telefonia :

.Se você for para o exterior, não se esqueça de ativar o roaming internacional ou de levar um chip internacional.
.Em caso de acionamento da Central de Assistência em sua viagem, lembre-se que a ligação será a cobrar. No entanto, se utilizado celular você terá as despesas do roaming. Dê preferência ao telefone fixo quando fizer sua ligação.

Saúde :

Disponibilizamos o link da ANVISA que contém o Guia de Saúde para o Viajante com orientações importantes para proteger sua saúde.
http://www.anvisa.gov.br/sispaf/pdf/guia_de_saude_do_viajante.pdf

Para orientações ao viajante ao país de destino consulte o link http://portal.anvisa.gov.br/roteiro-de-viagem.

Vacinas :

Confira no link abaixo, a Lista dos municípios com recomendação para vacinação contra febre amarela no Brasil.
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/novembro/19/Lista-de-Municipios-ACRV-Febre-Amarela-Set-2015.pdf



Fonte: Ludmilla Gutierrez