Reservas particulares são opção para ficar mais perto da natureza

                            Reserva Natural Salto Morato - PR / Adrian Moss

O Brasil conta com mais de 664 RPPNs federais; juntas elas somam uma área de 516 mil hectares, o equivale a aproximadamente 510 mil campos de futebol ou quase ao tamanho de Brasília, no Distrito Federal. Considerando as RPPNs estaduais e municipais, os números totais saltam para mais de 1.200 RPPNs, que ultrapassam 700 mil hectares de áreas naturais protegidas por particulares.

Essas áreas são criadas voluntariamente por pessoas físicas ou jurídicas em propriedades particulares, buscando conservar a diversidade biológica e proteger recursos hídricos de forma permanente, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo e educação. Quando se visita uma RPPN, além de estar em um ambiente mais seguro, com trilhas conservadas e sinalizadas, por exemplo, você apoia a causa da conservação da natureza.


Reserva da Mata de Osório/Wikiparques

​Localizada a 100 Km de Porto Alegre, na cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Reserva da Mata de Osório tem uma área total de 47,1 hectares de vegetação preservada com cascatas, nascentes e rica biodiversidade.

A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e abrange uma área de 2.253 hectares de Mata Atlântica. O local conta com trilhas, uma cachoeira, um aquário natural para os visitantes se refrescarem do calor na companhia de várias espécies de peixes, , alojamento para pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, centro de pesquisa, além de uma estação meteorológica.                     
    
                                 Bianca Stefany Alves Farias/ Wikiparques

O Santuário, localizado na cidade de Pirenópolis, tem uma trilha de 1.530 metros com calçamento especial em madeira para proteção do substrato florestal. Durante o percurso, os visitantes podem admirar as copas de árvores centenárias da margem do rio Vagafogo e uma piscina natural de água límpida e potável.

O local também oferece brunch. Você poderá se deliciar com frutas do cerrado, geleias, pães, frutas desidratadas e cristalizadas, abrosia seca, biscoitos e lactos. São mais de 45 itens no cardápio. O local fica aberto das 9h às 16h e não aceita cartão.

Quer conhecer mais opções? Acesse o Wikiparques, uma plataforma colaborativa que disponibiliza informações gratuitas, como atrações, histórico, mapas e contato, dos parques nacionais e outras áreas protegidas do país. 



Fonte: Bruna Habinoski