Experiências, festivais, natureza: tudo que o centro de Portugal oferece aos millenials




Por muito tempo, museus, história, arte e arquitetura estiveram no centro das viagens à Europa. Mas já faz alguns anos que o conceito de turismo mudou, principalmente entre as últimas gerações. Os millenials, por exemplo, são muito mais interessados em experiências exclusivas, aventura e música. E isso, a região do Centro de Portugal tem de sobra.

A começar pelos festivais, que enchem a programação das cidades no verão. O RFM SOMNII reúne cerca de 80 mil pessoas na Figueira da Foz, com muito sol, praia, música, festa e pores do sol inesquecíveis. Já passaram pelo line-up alguns dos melhores DJs do mundo, como Tiësto e Armin van Buuren. Este ano, aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de julho.


O Festival Boom, por sua vez, acontece junto ao lago de Idanha-a-Nova e já foi considerado um dos melhores do mundo. Com mais de 20 anos de história, celebra a cultura alternativa, não só com apresentações musicais, mas também pintura, escultura, instalações, grafite, entre outros. Em 2018, acontece entre os dias 22 e 29 de julho.

De 9 a 12 de agosto rola o Bons Sons, dedicado exclusivamente a artistas portugueses. A aldeia de Cem Soldos é fechada durante os quatro dias de festa, acolhendo oito palcos perfeitamente integrados às ruas e praças. Soma sete edições e 237 shows até hoje.


Mas esses grandes eventos são apenas uma parte do que se pode curtir no Centro de Portugal. Fazer novos amigos, beber e desfrutar das noites são atividades básicas em Aveiro e Coimbra. Normalmente lembradas por sua relação com arte e história, são cidades universitárias e, por isso, não faltam bares, festas e gente para alegrar a viagem.

Os dois destinos têm, anualmente, o evento universitário mais aguardado do ano: a Queima das Fitas. As festividades duram uma semana e têm shows e celebrações pela cidade, contando até com carros alegóricos.


Se o agito não for a pegada da viagem, ou se a ideia for mesclar momentos animados com uma programação mais tranquila, vale também explorar cidades como Estarreja, Aveiro, Viseu, Covilhã e Fundão para ver de perto os incríveis exemplares de arte urbana espalhados por suas ruas.

Por fim, há muitas paisagens naturais incríveis para companheiros de viagem viverem aventuras. Entre os points do litoral, as Berlengas se destacam pelo cenário absolutamente deslumbrante, enquanto Figueira da Foz, Nazaré e Peniche têm condições perfeitas para a prática de surfe. As cidades recebem grandes eventos do esporte, como o Nazaré Challenge, que costuma ser realizado em fevereiro, integrado ao Big Wave Tour, o Santa Cruz Ocean Spirit (13 a 22 de julho de 2018) e o Rip Curl Pro Portugal (16 a 27 de outubro).


E para quem gosta menos do azul do mar e mais do verde da vegetação, a Serra da Estrela é a melhor pedida, com ótimas trilhas para caminhar ou pedalar, vistas de tirar o fôlego e até neve durante o inverno.

- Sobre o Centro de Portugal:

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. 


O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. 



Fonte: Jessica Ferreira